- Área: 34 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Hisao Suzuki, Carlos Lozano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pretende-se romper o caráter monolítico do grande volume permitido, desmanchando a quadra em quatro blocos, conformando uma cruz com grandes galerias de vidro que unem suas extremidades. Estas galerias se ligam aos quatro núcleos de comunicação que se encontram nas quatro esquinas da quadra.
Os volumes das galerias juntos aos núcleos de elevadores e escadas se elevam um pavimento sobre os volumes permitidos, criando um movimento suave nos áticos.
A materialidade destes corpos mais leves - metal e vidro - se diferencia dos volumes que abrigam as habitações - construídos com elementos de concreto prefabricado em tons de cinza.
Devido às múltiplas possibilidades de orientação, há dois tipos de janela: uma quadrada de 1,80 x 1,80 m, para salas e quartos grandes, e outra de 0,90 x 1,80 m, para quartos pequenos.
Todos os vazios das janelas apresentam molduras que se projetam 35 cm para o exterior. Estas molduras apoiam painéis móveis que protegem as aberturas da incidência solar direta e, além disso, tornam as fachadas mais dinâmicas.
No térreo e no primeiro pavimento há uma tipologia de apartamentos duplex que apresentam acesso direto para a rua 3 e para a rua de pedestres através de um pátio privado. Estes apartamentos agem como embasamento do projeto.
O embasamento do edifício é revestido por placas cerâmicas escuras que cortam o efeito vertical causado pela altura do edifício de 7 pavimentos, favorecendo a horizontalidade.
Descrição das habitações
Por ser um edifício com plantas generosas - 14,5 metros de largura - e apresentar um programa de habitações com área tão reduzida, vimo-nos obrigados a propor apartamentos com apenas uma orientação: para a rua ou para o pátio.
As maiores unidades - os duplex do térreo e primeiro pavimento - e os áticos apresenta, dupla orientação.
Com apenas 4 núcleos proporcionamos acesso a 182 unidades. Os núcleos são amplos e iluminados, já que as galerias de vidro foram incorporadas às áreas de entrada e saída dos elevadores e escadas.